terça-feira, 19 de maio de 2009

Dica de leitura

Alfabetização Cultural - a luta íntima por uma nova humanidade traz ao público oito processos culturais coletivos ilustrados com mais de 600 fotos, revelando através de imagens inéditas e narrativas do convívio do autor com o povo Pataxó, com os camponeses do Movimento Sem Terra e ainda com comunidades da periferia urbana, os conceitos que movimentam a busca cultural por uma pedagogia de autodeterminação. Afirma a necessidade de revolucionar a concepção de alfabetização, reconhecendo e integrando todas as inteligências e linguagens sensoriais de nosso corpo-pensante para formar uma cultura de solidariedade, diálogo e cooperação.

Importante material para os educadores, arte-educadores, pedagogos e cientistas sociais, este livro não se restringe somente a eles, como o próprio autor nos lembra "...o ser humano educa e forma, mesmo sem o propósito ou desejo. Participamos o tempo inteiro na formação ou deformação de nossa humanidade."

Em Alfabetização Cultural há uma pedagogia em construção, que propõe as artes como meios essenciais de leitura de si próprio para nos reescrever coletivamente, isso sem que reproduzamos, inconscientemente, as histórias e relações autoritárias que nos formaram, para humanizar e democratizar nossos quartos, cozinhas, salas de aula, espaços de trabalho e lazer.

Sem tal cultura, como criaremos e implementaremos uma política participativa ou uma economia solidária? Como transformaremos a amnésia, a violência, o medo e a apatia gerados pelo neoliberalismo? Isso é tarefa individual ou de toda a sociedade?

Dan Baron Cohen nasceu em Londres, em 1957. Formou-se em Literatura Inglesa com pós-graduação em Teatro Político pela Universidade de Oxford. Vivendo há seis anos no Brasil -- país do mestre Paulo Freire, muito presente na metodologia de Baron --, colabora com as comunidades sem terra, indígena, sindical e universitária na formação de educadores comunitários e arteducadores.

Texto publicado em www.cartamaior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário