quinta-feira, 30 de abril de 2009

Exposição em Olinda destaca a importância da leitura

A Rede de Bibliotecas Comunitárias do Recife realiza, até 29 de maio, a exposição Livros e Mundos, que tem como tema a relação de crianças e adultos com o universo dos livros e da leitura. A exposição acontece no Centro de Cultura Luiz Freire [CCLF] e conta com o apoio do Instituto C&A. O objetivo central da iniciativa é apresentar a Rede de Bibliotecas Comunitárias, iniciativa pioneira na cidade, como alternativa de fortalecimento político e pedagógico de bibliotecas e espaços de leitura comunitários. A mostra, gratuita e dirigida ao público em geral, fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h.
A mostra é composta por fotografias, textos e vídeo-documentário que mostram o papel político, cultural e pedagógico das bibliotecas e espaços de leitura comunitários a partir da ótica de seus freqüentadores, educadores e bibliotecários populares. Além desse material, exposto no hall de entrada e corredores do Centro de Cultura Luiz Freire, a exposição inclui atividades de mediação de leitura, oficinas e contação de histórias periódicas promovidas por integrantes das instituições que compõem a Rede.
A Rede de Bibliotecas Comunitárias é composta por bibliotecas e espaços de leitura que trabalham pela democratização do acesso aos livros e à leitura em bairros marcados pela ausência de educação de qualidade e políticas públicas na área cultural. Fazem parte dessa Rede a Biblioteca Multicultural do Nascedouro, Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Carangueijo-Tabaiares, Centro Educacional Popular Mailde de Araújo - CEPOMA (Brasília Teimosa), Biblioteca Peró (Jaboatão dos Guararapes), Creche Lar Mei-Mei e Centro Educacional, Social e Cultural Shekiná além do Centro de Cultura Luiz Freire (em Olinda).
O Centro de Cultura Luiz Freire fica na Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda. O telefone da instituição é (81) 3301-5241.
Nota publicada em www.rets.org.br em 29/04/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário